INFORMAÇÕES AOS ATLETAS

Localização

Seguem as coordenadas do parque de estacionamento, que estará acessível durante todo o evento: N 41 17.2411′, W 008 17.5227′. A partir deste ponto existirão placas indicativas do local do secretariado e restantes instalações de apoio ao atleta. O parque fica a cerca de 300 metros do centro de operações e não ficando ao lado do circuito da prova.

Localização de todos os serviços da prova: https://100kportugal.com/2016/03/31/localizacao_servicos/

Secretariado / levantamento de peitorais

O secretariado (onde será levantado o kit do atleta: peitoral, chip, t-shirt e brindes) estará aberto no dia 1 de Abril das 18:00 às 20:00 e no dia 2 de Abril das 7:00 às 14:30. Os atletas deverão levantar os peitorais atempadamente. Se à hora do início de qualquer das provas ainda houver atletas na fila do secretariado não haverá adiamento da partida.

Pernoita

Existirá a possibilidade de pernoitar na noite de 1 para 2 de Abril (sexta para sábado). Os atletas que o pretendam fazer deverá levar colchão e saco-cama e prevenir a organização, por mail (), até ao dia 31 de Março.

Abastecimentos e refeições

Maratona de Lousada em estafetas

Abastecimento líquido (ao fim de cada volta): água.

100 k Portugal – 100 km a correr” e “Maratona de Lousada – 42,195m

Abastecimento líquido: água, bebida isotónica e cola.

Abastecimento sólido: laranja, banana, bolachas, tostas, geleia, marmelada, aletria, batatas fritas, tomate e sal.

Os atletas poderão levar abastecimentos próprios. Caso pretendam deixá-los na zona dos abastecimentos, deverão identificar os mesmos.

Balneários e casas de banho

Existem balneários e casas de banho que poderão ser usados durante o decorrer de todo o evento.

Guarda de pertences

Haverá uma zona onde os atletas poderão deixar muda de roupa (ao lado dos balneários) para o caso de pretenderem usa-la no decorrer da prova. Esta zona não será vigiada e previsivelmente será usada apenas pelos atletas. A organização não se responsabilizará por eventuais furtos. Os pertences de maior valor como chaves do carro, relógios, telemóveis, etc. poderão ser deixados no secretariado.

Refeição (dia da prova)
Embora não estivesse previamente anunciado, a organização decidiu oferecer uma refeição completa (servida a partir das 18h00) aos atletas dos 100k e 42k (a solo). Essa refeição será composta por sopa, massa à bolonhesa, vinho ou cerveja e sobremesa.

Acesso à internet

A organização disponibiliza acesso grátis à internet, aos atletas e ao público na zona do secretariado e zonas limítrofes.

Classificações on-line

No site oficial da prova (100kportugal.com) estarão disponíveis as classificações em tempo real.

Transmissão em directo

Também no site da prova haverá transmissão directa da prova com câmara fixa na zona da meta e possivelmente com alguns pontos móveis ao longo do percurso.

Página do facebook

Na página oficial da prova em www.facebook.com/100kportugal, serão disponibilizadas, durante o decorrer do evento, todas as informações consideradas pertinentes, bem como fotografias.

Iluminação nocturna

Não será necessário usar frontal. Todo o percurso terá luz suficiente para correrem em segurança.

Equipa de assistência médica

Médico responsável: Dr. Pedro Amorim

Enfermeira: Ana Maria Freitas

Bombeiros Voluntários de Lousada: equipa constituída por 3 elementos

Viatura Médica: Uma ambulância medicalizada com todos os meios necessários de socorro.

Estafetas

A ordem de partida das estafetas é da responsabilidade do capitão de equipa. Não necessitam de comunicar à organização a ordem de partida. Aquando do levantamento do dorsal, deverá ser indicado qual o atleta que fará o primeiro segmento. Cada atleta terá que percorrer os 14 km seguidos, não podendo sair e entrar da pista durante o seu segmento. Cada atleta levará o seu próprio chip e o que estiver em pista levará também o chip da equipa que será colocado no tornozelo com velcro. Nota importante: o chip não poderá ir na mão ou no bolso. O sistema de leitura não o lê dessa forma. Haverá uma zona de transição imediatamente a seguir ao pórtico onde o atleta que tiver terminado o seu segmento deverá passar o chip da equipa ao elemento seguinte.

Entrega de prémios

A organização prevê os seguintes horários para a entrega de prémios:

Maratona de Lousada e Maratona de Lousada em estafetas – 20:00 

100 k Portugal – 100 km a correr – 21:00

Dependendo do desenrolar da prova, estes horários poderão ser antecipados ou adiados, sendo os mesmos anunciados pelos speakers e restantes meios de comunicação com pelo menos 30 minutos de antecedência.

Obter este documento em PDF.